O preço médio do cristal (cor até 250) na última semana em São Paulo foi de R$ 55,00/saca de 50 Kg (av, PVU,ICMS 7%), praticamente estável em relação à semana anterior. A velocidade da queda de preços foi reduzida, sendo o suporte do mercado externo contrabalançado pelo bom andamento da produção de açúcar na safra atual.
O desconto médio de preços para o açúcar de qualidade inferior em São Paulo (cor até 250), representado pelo Índice JOB, reduziu-se para 4,4%. Isto quando comparado com o açúcar de melhor qualidade (cor até 180) medido pelo índice ESALQ.
Quando comparamos o preço médio desta safra 2017/18 com a safra anterior, podemos constatar uma queda da ordem de 18% no período Abril/17- Julho/17. A consequência maior desta situação para as usinas é a perda de rentabilidade obtida na safra passada, que foi muito bem vinda do ponto de vista de redução de dívidas.
Cabe lembrar que mesmo assim o açúcar ainda tem sido o produto que melhor remunera o produtor e portanto o seu produto preferido. Isto porque o etanol deixa a desejar no tocante a cobertura dos custos de produção.
Na próxima semana vamos falar um pouco do etanol e dos desafios que enfrenta .
Para maiores detalhes consulte nosso site www.jobeconomia.com.br
http://blogs.canalrural.com.br/blogdacana/2017/08/07/184/