Publicado por: julioborges em 21/09/2016 às 20:24
Os preços do açúcar em NY subiram na última semana, particularmente na última Sexta-Feira. Vencimento de opções, vencimento da tela de Outubro/16 no final do mês, novas projeções de aumento do déficit na safra mundial e os números fracos de acompanhamento de safra divulgados pela ÚNICA são argumentos para tal movimento.
Os preços do açúcar no mercado externo combinados com a taxa de câmbio remuneram o produtor em níveis recordes dos últimos dez anos. É uma oportunidade que está se repetindo seis anos após os preços elevados de Janeiro/2011.
Falando em números : na semana passada o preço do açúcar para entrega neste mês de Setembro/16 alcançou o equivalente a R$ 1500,00/tonelada na condição FOB estivado (colocado no navio). Nesta mesma condição de entrega, o custo total esta em torno de R$ 1235,00/tonelada. Ou seja, existe um lucro extraordinário de 21% na exportação do açúcar VHP (açúcar bruto que precisa ser refinado).
Quando mencionamos custo total estamos considerando : despesas, depreciação/amortização, juros sobre empréstimos e juros sobre o capital próprio. Ou seja, qualquer sobra é lucro extraordinário.
É uma oportunidade para o setor de cana de açúcar que está sendo aproveitada pelas usinas depois de duas lições aprendidas no período 2007-2016 quando observamos preços muito baixos e preços muito altos.
E que lições seriam estas? Basicamente lições relacionadas à gestão dos riscos cambial e riscos de mercado, devido à grande volatilidade dos preços do açúcar. Associada a isto, surge a necessidade de uma gestão financeira prudente e comprometida com o financiamento da atividade em condições adequadas de prazo e custo. A busca de custos mínimos completa adequadamente o que deve ser feito nesta e em qualquer atividade produtiva.