O preço médio do açúcar cristal no Centro-Sul nestes dois primeiros meses de safra ( Abril-Maio) está 51% acima dos preços em igual período da safra passada. Este preço médio atual é de R$ 72,00/saca de 50kg bem acima dos custos de produção.
No caso do etanol esta melhora de preços é mais modesta e situa-se na faixa de 11% ( etanol hidratado) a 15% (etanol anidro).
Toda a produção recorde será vendida e os estoques previstos de final de safra são relativamente baixos. As exportações brasileiras de açúcar serão também recorde. Ou seja, do ponto de vista da demanda haverá sustentação para os preços.
Esta é uma situação especial para a maioria das usinas produtoras de açúcar, etanol e energia elétrica. O resultado econômico esperado para a safra será suficiente para pagar todos os custos e despesas financeiras, sendo que o lucro permitirá a redução da dívida do setor.
É importante lembrar que esta situação especial não se perpetua, principalmente no mundo das commodities. Daí a prudência e boa estratégia na gestão do negócio serão decisivas para um futuro competitivo e economicamente saudável para boa parte das empresas do setor.
No passado recente do boom das commodities (2008-2009) alguns acharam que o ” céu era o limite”. E deu no que deu: empresas endividadas e em recuperação judicial. Errar ensina; insistir no erro é pecado capital.