Neste post trazemos uma síntese do conteúdo apresentado em nosso 16º Seminário em NY em parceria com Jenkins Sugar Group (JSG) , durante a semana do Sugar Dinner. O evento ocorreu em 07 de Maio de 2018, no Loeb Boathouse – Central Park.
Frank Jenkins (JSG)apresentou as mudanças de comportamento dos consumidores e das grandes empresas de alimentos voltadas para o atendimento destes consumidores. A mensagem foi:
Busca por produtos mais naturais e ingredientes mais naturais.
Busca por custo mínimo . E isto inclui E-commerce e grandes redes de varejo como Amazon e Walmart.
Busca por menor consumo de açúcar através de produtos com pouco ou nenhum açúcar
Diversificação da linha de produtos, incluindo alimentos para pets.
Enfrentamento de maior competição com alimentos artesanais.
Fusões e aquisições no setor de alimentos com a consequente formação de oligopólios.
Jeff Dobrydney (JSG)apresentou as perspectivas para a oferta-demanda global de açúcar. Ressaltou os superávits esperados para 2017/18 e 2018/19, respectivamente de 12 e 10 mi t . Para o período de dois anos estes superávits são um recorde.
Quanto a preços, a percepção do Jeff foi de viés de baixa. No dia útil anterior ao Seminário (04/Maio/2018), o preço do açúcar, tela de Julho/18, estava em 11,51 ¢/lb.
Toby Cohen (American Sugar Refining Group – ASR) comentou sobre as implicações da liberalização parcial do mercado europeu de açúcar. Três conclusões merecem ser destacadas:
A UE passa a ser exportadora líquida de açúcar com produção de 21 mi t e consumo de 18 mi t.
Os preços no mercado interno passam a ser afetados pelo mercado internacional e atualmente estão cerca de 20% abaixo do preço de equilíbrio econômico do setor.
O prêmio do açúcar branco sobre o açúcar bruto (demerara) tem sido pressionado para baixo.
Nossa apresentação tratou de
Nova safra brasileira 2018/19 de açúcar e etanol, onde fica ressaltado o forte viés alcooleiro da safra, nos mesmos moldes de 2015/16, quando o Brasil produziu um recorde de produção de etanol: 30 bi litros.
Perda de competitividade global de nosso setor a partir da década passada. Destacamos neste tópico o aumento de custos de produção do açúcar e etanol brasileiro a partir dos anos 2000 e a necessidade de redução de custos em 10% para que o negócio seja sustentável no longo prazo. Particularmente, redução de custo da cana.
Oportunidades e desafios do Renovabio. Resumidamente, destacamos que o objetivo do Programa e o momento de seu lançamento são bons; sua execução será difícil dado o elevado grau de intervenção direta do Governo Federal.
Julio Maria M. Borges Sócio-Diretor da JOB Economia e Planejamento.
55 (11) 3284 9500 / jobeconomia@jobeconomia.com.br / skype: job.escritorio JOB Economia desde 1994. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.