Fale Conosco
55 (11) 3284 9500
jobeconomia@jobeconomia.com.br
Acesso Cliente
 
JOB na Mídia
 
   
  Reuters
09/04/2012
Preços do açúcar registram queda no período de entressafra

Os preços do açúcar brasileiro registram queda mesmo em período de entressafra. Segundo analistas, o mercado internacional não oferece suporte às cotações, além de os estoques no país estarem elevados. Apontam ainda que o valor, mais baixo que no mesmo período no ano passado, deve permanecer próximo do custo de produção em 2012. E a rentabilidade das usinas deve ser apertada pelo menos até a safra 2013/2014. Conforme o diretor da consultoria Job Economia, Júlio Maria Borges, a desvalorização do produto teve início na segunda metade do ano passado.
 
Dados levantados pela empresa mostram que, em fevereiro, o açúcar negociado em São Paulo, principal referência do mercado, caiu 4,8%, cotado, em média, a R$ 56,00 a saca. Na mesma época no ano passado, o valor era de R$ 75,00. Além disso, o Brasil exportou dois milhões de toneladas a menos na safra 2011/2012 em comparação à anterior.
 
– Essa não exportação ficou no mercado interno na forma de estoque. Os estoques, neste momento, no Centro-Sul são mais altos do que no ano passado e isso gera pressão de baixa sobre preços. Na medida em que o mercado externo não dá suporte e a perspectiva para o mercado externo é de estabilidade com viés de baixa, é razoável que a gente possa esperar que os preços no Centro-Sul, mesmo na entressafra, tenham estabilidade com viés de baixa – diz.
 
Para Borges, pelo menos por enquanto, a expectativa é de que o açúcar brasileiro mantenha preços menores que os de 2011. A próxima safra deve reforçar o cenário de larga oferta e, no mercado internacional, nada indica que a pressão de baixa se reverta.
 
– A usina certamente não vai ter a margem de lucro esperada do ano passado e também não vejo possibilidade de prejuízo. O consumidor, o cliente da usina, vai pagar um preço que é mais próximo do custo de produção – avalia.

 
 
 
 
 
 
Nome
Cidade
 
 
E-mail
 
Onde nos conheceu?
 
 
   
 
 
55 (11) 3284 9500 / jobeconomia@jobeconomia.com.br / skype: job.escritorio
JOB Economia desde 1994. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
 
Institucional
Produtos
Serviços
Contato
Redes Sociais