Fale Conosco
55 (11) 3284 9500
jobeconomia@jobeconomia.com.br
Acesso Cliente
 
JOB na Mídia
 
   
  Reuters
06/06/2012
Açúcar rende menos neste ano e perde vantagem comparativa com o álcool
Por Mauro Zafalon

O açúcar parou de ser o carro-chefe do setor sucroalcooleiro neste início de safra, o que vinha ocorrendo nos últimos anos. Ou seja, o rendimento do álcool anidro já se aproxima do do açúcar, o que não ocorria desde 2009, à exceção de um momento pontual em 2011, quando o combustível esteve em falta.
 
A avaliação é Julio Maria Borges, da JOB Economia e Planejamento Ltda. "É uma situação nova e pode deixar o mercado mais alcooleiro."
 
Tomando como parâmetro o açúcar negociado no mercado interno, o rendimento financeiro do álcool anidro já se iguala ao do açúcar no Nordeste e fica somente 3% abaixo do do mesmo produto na região centro-sul.
 
O álcool hidratado ainda rende 15% menos do que o açúcar, mas, se este último continuar caindo no mercado externo, perderá essa vantagem.
 
O percentual médio de 3% do açúcar sobre o anidro é muito pequeno, uma vez que cada usina tem custos e rendimentos diferenciados.
 
O açúcar vinha rendendo mais do que o álcool devido à quebra da safra mundial. As usinas optavam mais pelo açúcar, provocando oferta menor do etanol.
 
Esse novo cenário, devido à recomposição da produção de açúcar em outros países produtores, conjugado com o ambiente econômico global ruim, pode derrubar ainda mais os preços do açúcar.
 
Se isso ocorrer, as usinas vão optar por maior produção de álcool.
 
Internamente é bom porque eleva a oferta do combustível. Externamente, o mundo vai perceber que o açúcar passa a ter um piso de queda.
 
Abaixo desse valor, as usinas do Brasil -principal produtor mundial de açúcar- optam pelo álcool.

 
 
 
 
 
 
Nome
Cidade
 
 
E-mail
 
Onde nos conheceu?
 
 
   
 
 
55 (11) 3284 9500 / jobeconomia@jobeconomia.com.br / skype: job.escritorio
JOB Economia desde 1994. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Institucional
Produtos
Serviços
Contato
Redes Sociais