DEMANDA E PREÇOS NA NOVA SAFRA BRASILEIRA 2018/19 DE AÇÚCAR E ETANOL
Do lado da demanda , o destaque será o consumo de etanol no mercado interno, motivado pelo maior consumo de etanol combustível. O abastecimento do mercado interno em 2018, com 30,35 bi litros, será melhor que em 2017, mas ainda muito tímido perante a demanda potencial. Na nova safra 2018/19 somente 28% da demanda potencial de etanol combustível deve ser atendida; em 2017/18 este número alcançou 25%.
Exportações de etanol estão previstas em volume mínimo: 1,5 bi litros. O mercado interno será mais atrativo para o produtor.
As exportações brasileiras de açúcar são previstas de reduzir 6,5 mi t , o que deve impactar positivamente os preços do açúcar no mercado externo. As exportações totais do Brasil (21,3 mi t) devem representar algo como 65% da produção de açúcar.
Preços
O açúcar de mercado interno no curto prazo pode ter preços oscilando em torno de R$ 50,00/saca 50 kg em São Paulo. Um viés de alta é possível considerando que este nível de preços não estimula a oferta.
Notícias novas de clima desfavoráveis à produção no mundo açucareiro podem mudar esta condição e criar um ambiente para preços em alta. Contudo, nada disso ocorreu até o momento.
Quanto ao etanol, no curto prazo vemos preços com bom suporte nos preços de petróleo e gasolina. A queda de preços observada no momento na região CSUL decorre da pressão de oferta da nova safra e do fato do etanol estar remunerando o produtor melhor que açúcar. E esta melhor remuneração deve continuar até mudança de cenário, que no momento não tem possibilidade de ocorrer.
Esperamos para o etanol :
- preços médios nesta nova safra 2018/19 acima daqueles da safra passada.
- Uma demanda forte motivada por preços ao consumidor bastante atrativos na bomba.
Julio Maria M. Borges Sócio-Diretor da JOB Economia e Planejamento.
Email: julioborges@jobeconomia.com.br site: www.jobeconomia.com.br